sexta-feira, 25 de março de 2011

Vivendo com Qualidade




Como ultimamente a nossa vida anda corrida. Acorda cedo, arruma as crianças para levar ao colégio, isso é, quando temos tempo, depois vamos trabalhar, almoçamos e quando chegamos em casa, já é noite e lá se foi o nosso dia.
Essa nossa vida corrida tem gerado muitos problemas, principalmente àquela palavrinha mágica, “ESTRESSE”. Ele é a soma de respostas físicas e mentais causadas por estímulos que recebemos que nos permitem superar determinadas exigências do meio-ambiente e o desgaste físico e mental causado por este processo.
Um exemplo: trânsito. Quantas vezes não chegamos nervosos no serviço ou em casa porque fulano nos fechou ou um percurso que levaríamos 30min para percorrer, nós levamos 1 hora?
 Quando os sintomas do estresse persistem por um longo período, aumenta a probabilidade de doenças, principalmente as cardiovasculares.
O aumento do infarto em jovens na faixa etária de 20 a 40 anos tem aumentado devido ao estresse, tabagismo, sedentarismo e obesidade, como principais causas. Em São Paulo, por exemplo, há dez anos, não passava de 6% dos casos e hoje atingem em média de 12%.
Nunca temos tempo para cuidar de nossa saúde. É importante praticar algum tipo de atividade física para que tenhamos uma qualidade de vida melhor. Mas isso não tem sido prioridade para muitas pessoas.
Trabalhar é importante, mas se você o faz levando uma vida saudável ele se torna muito mais prazeroso. Uma vida sedentária é prejudicial, com ela vem a pressão alta (hipertensão), diabetes, obesidade, aumento do colesterol, dentre outros.
Nós somos templo de Deus (1Co 6: 16) e o que temos feito para cuidar do nosso corpo? Entre os benefícios da atividade física, ela diminui o estresse. A chance de adoecermos diminui significativamente. Quero encorajá-los a tomar essa decisão de acabar com o sedentarismo e melhorar a sua qualidade de vida.
                                Viva uma vida saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário