sexta-feira, 1 de junho de 2012

Crioterapia x Termoterapia



   Tanto o calor como o frio podem ser formas efetivas no tratamento de certas condições, como lesões musculoesqueléticas, dor e espasticidade.
   Muitos, embora nem todos, os benefícios clínicos produzidos pelo calor e pelo frio são similares. A seleção, contudo, se baseia em vários fatores que no momento poderão ser empíricos mas que são de importância.
1.    Estágio de inflamação: Geralmente, o frio é preferível durante o estágio agudo de inflamação para aliviar a dor, reduzir o sangramento e possivelmente reduzir o edema. O calor, em contraste, pode exacerbar o processo inflamatório inicial.
2.    Edema: O calor tende a aumentá-lo, especialmente nos estágios iniciais de inflamação e lesão. O frio pode ajudar a limitar o edema.
3.    Extensibilidade do colágeno: É mais afetada de um modo benéfico por um aumento da temperatura; o colágeno se torna mais rígido com o frio.
4.    Dor: Tanto frio quanto calor podem ser usados para aliviar a dor. O efeito do frio pode ser mais prolongado, mas, em certas ocasiões, pode aumentar a dor.
5.    Espasmo: Tanto calor como frio podem diminuir o espasmo muscular associado a lesões musculoesqueléticas e irritação de raiz nervosa.
6.    Contração muscular: O resfriamento moderado para aproximadamente 27°C leva a um aumento na habilidade do músculo de manter uma contração.
7.    Área a ser tratada: Em algumas pessoas, a aplicação do frio nas mãos e pés leva a um desconforto considerável e essa pode ser então uma indicação para o uso do calor.
8.    Preferência do paciente: Algumas pessoas acham o frio intolerável. O uso de calor para aliviar a dor e o espasmo muscular pode ser mais aceitável.


Referência:
Eletroterapia: Prática Baseada em Evidências; Autor: Sheila Kitchen; Editora Manole

Nenhum comentário:

Postar um comentário