domingo, 19 de fevereiro de 2012

Recomendações para o Exercício na Gravidez e no Pós-Parto

   O período da gravidez é um momento único na vida da mulher. Uma nova vida está sendo formada. E não há nada melhor que poder passar esse período de forma saudável cuidando de uma nova vida e cuidando de si mesma. Há vários benefícios para a mamãe que cuida de seu corpo na gestação mas não só visando esse momento e sim o período pós parto. Então, gostaria de citar algumas recomendações para o exercício nessa fase e no pós-parto para as mulheres que não apresentam fatores de risco adicionais de problema materno ou perinatal adverso:


  1. Sempre, antes de começar um programa de exercícios, é muito importante consultar o seu médico.
  2. Durante a gravidez, as mulheres podem continuar a se exercitar e obter benefícios à saúde, mesmo com rotinas de exercício leve e moderado. 
  3. As mulheres devem evitar o exercício na posição supina (barriga pra cima) após o terceiro trimestre. Tal posição está associada a uma diminuição de débito cardíaco na maioria das mulheres grávidas.
  4. As mulheres devem ter consciência da diminuição do oxigênio disponível para o exercício aeróbico durante a gravidez. Elas devem ser estimuladas a modificar a intensidade do exercício de acordo com os sintomas maternos. As mulheres grávidas devem interromper o exercício quando se sentirem fatigadas e não devem se exercitar até a exaustão.
  5. Qualquer tipo de exercício que envolva a possibilidade de um traumatismo abdominal, mesmo mínimo, deve ser evitado.
  6. É necessário o cuidado particular em garantir uma dieta adequada.
  7. As mulheres grávidas que se exercitam no primeiro trimestre devem aumentar a dissipação de calor, garantindo uma hidratação adequada, vestindo roupas adequadas e praticando os exercícios num ambiente ideal.
  8. Muitas das alterações fisiológicas e morfológicas (alteração na anatomia do ser vivo) da gravidez persistem por quatro a seis semanas após o parto. Por isso, a rotina de exercício pré-gravidez deve ser retomada gradualmente baseando-se na capacidade física da mulher.
Tenha uma gravidez saudável, cuide de sua saúde!


Bibliografia:
- American College of Obstetricians and Gynecologists: Recommendation for Exercise in Pregnancy and Postpartum. Technical Bulletin No. 189. Washington DC, ACOG, 1994

2 comentários:

  1. Boa noite!!!
    O Pilates é um metódo de atividade física e reabilitação fantástico.
    São inumeros resultados positivos como educadora física recomendo e assino embaixo.abraçoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Tenho tido ótimos resultados com as gestantes... Abraços

      Excluir