segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O que é LER?

     As Lesões por Esforços Repetitivos (LER), ou DORT – Doenças Osteomusculares Relacionados ao Trabalho são doenças do trabalho provocadas pelo uso inadequado e excessivo do sistema que agrupa ossos, nervos, músculos e tendões. Atingem principalmente os membros superiores: mãos, punhos, braços, antebraços, ombros e coluna cervical. Embora atinjam principalmente os membros superiores do corpo, as LER podem afetar o ser humano como um todo.
   Típicas do trabalho intenso e repetitivo, as LER são causadas por diversos tipos de pressão existentes no trabalho, que afetam as pessoas tanto física quanto psicologicamente.
Principais causas:
·         Organização do trabalho: procedimentos rígidos de trabalho com pouca autonomia do trabalhador no desenvolvimento de tarefas; postura rígida; ritmos acelerados de trabalho, muitas vezes impostos pelas máquinas, exigindo esforços exagerados; pressão do tempo; tensão entre as chefias e subordinados; ambiente inadequado; ausência de pausa entre tarefas; dentre outros.
·         Conteúdo do trabalho: a execução de tarefas monótonas e muito fragmentadas, exigindo gestos repetitivos.
·         Posto de trabalho: desconforto causado pelo uso dos móveis, ferramentas e instrumentos que exijam esforços e favoreçam manutenção prolongada de posturas inadequadas.

Aprenda a Prevenir:
   Condições de trabalho adequadas contribuem para a segurança e a saúde do trabalhador e também para melhorar o trabalho na empresa. Os principais fatores de prevenção, por parte da empresa, são:
·         Organização do trabalho: aumentar o grau de liberdade para a realização do trabalho, reduzindo a fragmentação e a repetição; permitir maior controle do trabalhador sobre seu trabalho; estabelecer pausas, quando e onde cabíveis, durante a jornada de trabalho para relaxar.
·         Conteúdo do trabalho: enriquecer nas tarefas e locais do trabalho o conteúdo, para que a criatividade e a realização profissionais sejam objetivos comuns das empresas e dos trabalhadores.
·         Posto de trabalho: os móveis devem permitir posturas confortáveis, ser adequados às características físicas do trabalhador; ferramentas e instrumentos de trabalho devem ser adequados ao seu operador.

Como identificar a LER:
Fique atento a esses sintomas:
·         Dores;
·         Sensação de formigamento;
·         Dormência;
·         Fadiga muscular;
·    Perda de força muscular em consequência de alterações nos tendões, musculaturas e nervos periféricos;

   Esteja sempre atendo aos comandos do seu corpo. Preste atenção quando ele fala para você mudar de posição, respirar profundamente, relaxar, esticar as pernas, mexer o pescoço, fazer uma pausa. Ouvindo e atendendo às necessidades do seu corpo, voê estará ajudando a prevenir lesões mais sérias.

Lembre-se: Um profissional saudável é capaz de produzir uma maior quantidade com mais qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário