domingo, 15 de maio de 2011

Pilates para Gestantes

   


    Estudos na literatura comprovam: a prática de atividades físicas durante a gestação, desde que moderada, garante diversos benefícios à saúde tanto das futuras mamães quanto dos bebês.

   A gravidez é um período de grandes alterações emocionais e hormonais para a gestante. A postura é prejudicada pelo aumento repentino de peso. Os músculos e as articulações também sofrem mudanças durante este período.

   A escolha da atividade física pelas gestantes demanda atenção redobrada, pois influencia de forma direta na saúde e no bem-estar do bebê. Ainda, a prática de exercícios traz muitos benefícios e ameniza os sintomas incômodos causados durante período gestacional.

  Uma das atividades mais indicadas, e praticadas pelas gestantes, é o método Pilates. Este método pode melhorar a postura, ajudar na mecânica corporal, diminuir a dor, principalmente na região lombar na coluna, além de minimizar riscos de incontinência urinária e de perda óssea.

   As mulheres que praticam Pilates durante os meses de gestação, apresentam menos desconforto, fadiga e falta de ar. Os exercícios são adaptados a cada fase da gestação. Dessa forma, as gestantes conseguem perceber os benefícios do método, a melhora da circulação e a eliminação de dores musculares, decorrente da mudança de postura. Melhora, ainda, a concentração, força, coordenação, a qualidade dos movimentos e também contribui com uma boa noite de sono para as futuras mamães.

      A melhora no tônus muscular e na circulação, obtida através da prática do Pilates também será de valor durante o trabalho de parto. Uma circulação melhorada permite uma maior oferta de oxigênio para o útero e torna o parto menos sofrido para o bebê. E, claro, as técnicas de respiração utilizadas no Pilates podem ajudar com o controle da respiração durante o parto.

    Quem fez Pilates ou qualquer outra atividade física antes do nascimento do bebê tende a ter uma recuperação no pós-parto mais acelerada. A volta às atividades diárias varia de pessoa e irá depender da forma do parto, se foi normal ou cesária. No parto normal as mães tendem a sair do hospital com o mínimo de desconforto. Já a cesária, logo após o fim do efeito da anestesia, a dor do corte irá limitar um pouco os movimentos por alguns dias e deve-se evitar carregar peso ou realizar a contração abdominal até a cicatrização dos pontos internos e externos. Nesse caso, a média de recuperação varia entre 30 e 40 dias. O Pilates deverá começar somente à  partir deste momento para evitar hemorragias internas.

   O método trabalha o centro do corpo, chamado de core (musculatura das costas, abdome e do assoalho pélvico). Além disso, melhora a postura e auxilia no controle da ansiedade através de exercícios respiratórios.
O trabalho de Mat Pilates, assim como o Pilates em Stúdio, traz para a gestante alguns princípios que Joseph Pilates determinou em sua técnica. São eles: controle; foco no centro; fluxo; precisão; respiração; relaxamento e resistência.

   Neste método, os movimentos são feitos no solo e com alguns acessórios para dificultar ou facilitar o trabalho, dependendo do objetivo proposto. Entre eles: Fit ball, Flex Ring, Rolo, Faixa elástica, Over ball, entre outros.

   Todos os exercícios praticados em cada sessão, buscam a interação entre o corpo e a mente. Os exercícios de consciência corporal e relaxamento, muito explorados nas aulas, preparam a grávida para o momento do parto. Ainda, ajudam no equilíbrio muscular e postural, além de melhorar o apoio para o útero e diminuir as dores lombares.

   Uma outra opção são os exercícios para as pernas, tornozelos e pés, pois diminuem edema e câimbras. A posição de quatro apoios utilizada nas aulas,  é uma boa alternativa, já que minimiza o estresse sobre os vasos dos membros inferiores.

   As contra-indicações, como em qualquer outra atividade física, dependem de cada caso. Por este motivo, o professor deve ter conhecimentos específicos em Mat Pilates e experiência com gestantes, tornando possível uma avaliação mais precisa de cada caso.

   As aulas de Mat Pilates tem duração de uma hora e o ideal é que sejam feitas, ao menos, duas vezes por semana. A prática pode ser frequente até poucos dias antes do parto, dependendo das condições físicas de cada gestante. Porém, em casos de descolamento prematuro da placenta, doenças cardíacas e sangramentos constantes, a atividade não é recomendada.

   Sendo assim, resta vivenciar a técnica e aproveitá-la da melhor maneira possível, já que não será só a mamãe que vai usufruir de todos estes benefícios mas também o bebê em todo este período.

Você que será futura mamãe e quer ter uma gestação saudável, agende sua aula e sinta os benefícios que o Pilates irá te proporcionar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário